Área de Assinantes

Módulo 1

Módulo 2

Módulo 3

Módulo 4

Módulo 5

Módulo 6

*Para acessar a área restrita torne-se já assinante!


PROGRAMAÇÃO EM EXCEL



O EXCEL PODE SER UTILIZADO PARA APRENDER PROGRAMAÇÃO

 

Muitos usuários  não sabem que o Microsoft Excel  é uma excelente ferramenta para aprender programação. Por traz dessa maravilhosa ferramenta que muitos utilizam para a criação  de planilhas profissionais, pode-se construir aplicativos maravilhosos, que facilitarão muito no controle; poderemos criar também jogos desde um bem simples até os mais avançados.

Esta é a missão do portal Tudo sobre Excel, mostrar a todos que aprenderam a amar este aplicativo, para explorar este lado, que todos que já exploraram não conseguem mais deixar de usar as ferramentas de programação disponível pela Microsoft.

Existe também aquele que precisa aprender programação mas não sabe por onde começar, e aí eu indico o Excel, pois é o software mais fácil de se programar, pois é todo orientado por objetos, onde o mouse tem o principal papel na criação e elaboração de projetos do que propriamente a linguagem. Muitos programam no Excel sem sequer saber um comando, pois graças ao Gravador de Macros, operações simples dispensa o conhecimento na linguagem.

Muitos tentam entrar nesse mundo mágico de programação utilizando o Excel como ferramenta de aprendizado, mas logo desistem, pois as ferramentas de programação não estão habilitadas logo que instalamos o Excel em nossa máquina. A Microsoft preferiu  não deixar as ferramentas de programação ativadas com medo da proliferação de vírus, o que poria em risco o computadores pessoais e até uma rede interna de empresas, então cabe a cada usuário querer ou não ativar essas ferramentas e assumir o risco.

 

Não sei qual o motivo, mas a Microsoft resolveu chamar os códigos de programação como Macros, então vários usuários  se dizem especialistas em macros, quando na verdade são verdadeiros programadores.

 

Definição de Macro

Aplicações podem usar sistemas análogos de macros, que permitem ao usuário especificar uma série de ações em um novo procedimento. As macros são geralmente gravadas ao executar a seqüência uma vez, permitindo à aplicação lembrar de tais ações. Usuários avançados podem também fazer uso de uma linguagem de programação de macros embutida, que possui acesso direto às funcionalidades da aplicação.

Uma linguagem de macro é uma linguagem de programação na qual toda a computação é feita pela expansão (instanciação) de macros. Geralmente, não são usadas para a programação geral, mas são comuns em aplicações de processamento de texto.

 

Definindo, Macros são ações pré-gravadas que facilitam as ações no Excel.

O Microsoft Office mantém diversas instruções macros gravadas em seu interior. Estas instruções são padrão entre os diversos aplicativos do pacote. Atalhos são definidos e estão disponíveis para todos os usuários.

Ctrl + P = imprimir; arquivo

Ctrl + T = selecionar; tudo

Ctrl + B = salvar

Ctrl + N = negrito

Ctrl + I = itálico

Ctrl + S = sublinhado

 

ATENÇÃO : Ao instalar o Office 2010, você terá duas opções: 32 Bits e 64 Bits. Procure instalar a verão 32 Bits pois todos arquivos do Excel disponível na rede mundial ainda não foram adaptados para 64 Bits. Isso será feito de forma gradual, senão você não terá o prazer de desfrutar das macros existentes até hoje, e são milhares como jogos, aplicativos, etc.... Clique aqui e veja mais a respeito!

 


COMO HABILITAR AS MACROS NO EXCEL 2007

 

Certas planilhas, para funcionar corretamente, precisam estar com as macros habilitadas. As macros permitem que certas tarefas sejam feitas automaticamente, e são muitos comuns nos jogos em Excel, por exemplo. Por padrão, quando você abre uma planilha que possui macros, ela é aberta com as macros desabilitadas. Para habilitá-las, basta seguir os passos a seguir.
 

Aperte o botão "Opções...", mostrado na figura abaixo

 

 

Ao apertar em "Opções...", irá aparecer a janela abaixo. Escolha então a opção "Habilitar este conteúdo" e aperte o botão "OK".
 

 

Pronto, agora você poderá usar as macros dessa planilha. Na próxima vez que você abrir essa planilha, precisará seguir esses mesmos passos para habilitar as macros. Mas cuidado, pois as macros também podem conter código malicioso, então só habilite as macros em planilhas de procedência confiável.
 

 


COMO HABILITAR AS FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO NO EXCEL 2007

 

Cuidado ao fazer download de planilhas na WEB, pois nem todas planilha  são seguras. Pessoas mau-intencionadas podem inserir códigos maliciosos na programação. Por isso, é importante saber configurar suas opções de segurança de macro.
 

Para acessar as opções de configuração, aperte o "Botão do Microsoft Office" e, em seguida, "Opções do Excel".
 

 

Continuando, escolha a opção "Central de Confiabilidade" e, em seguida, "Configurações da Central de Confiabilidade...".

 

 

 

Agora estamos quase lá. Na nova janela que aparece, aperte em "Configurações de Macro".
 


 

 

Agora é só você escolher o que fazer com as macros:

Desabilitar todas as macros sem notificação - Marque essa opção se quiser ignorar solenemente as macros. As macros não serão executadas e você não será notificado de que a planilha aberta possui macros.

Desabilitar todas as macros com notificação - É a opção padrão. Com ela você se protege, uma vez que as macros iniciam desabilitada, mas pode facilmente habilitar as macros.

Desabilitar todas as macros, exceto as digitalmente assinadas - É igual à primeira opção, sendo que permite macros que possam assinatura digital. Na prática, é inútil para a maioria dos usuários.

Habilitar todas as macros (não recomendado; códigos possivelmente perigosos podem ser executados) - Como a Microsoft fez questão de deixar claro, essa opção não é recomendada. Afinal, dessa forma, você nem saberá que as planilhas tem macros e poderá acionar códigos maliciosos inadvertidamente.

 

 


COMO HABILITAR AS MACROS NAS VERSÕES ANTERIORES DO EXCEL

 

Nas versões anteriores a 2007 é muito mais fácil configurar a segurança e começar a utilizar as ferramentas de programação. Para facilitar disponibilizei um arquivo onde você verá na prática o que ocorre quando abrimos um determinado arquivo que possui códigos de programação e a segurança não está habilitada.

 

Clique aqui: Como Habilitar as Macros no Excel versões inferiores ao Excel 2007

 


COMECE HOJE ! ENTRE NESSE MUNDO MARAVILHOSO E APRENDA PROGRAMAÇÃO EM EXCEL

 

O portal Tudo Sobre Excel publica mensalmente tutoriais sobre programação em Excel. Com uma linguagem fácil, nossos tutoriais digitais vai ajudá-lo a quebrar esse tabu e torná-lo um excelente programador.

 

http://www.tudosobrexcel.com/cursos/cursos.htm

 

Temos também um enorme acervo de planilhas para você aprender Excel na prática. Em nossas planilhas você pode confiar, são todas seguras , onde você não corre o risco de contaminar.

 

http://www.tudosobrexcel.com/cds/

 

 

 

HIT Nº

HIT Nº

HIT Nº

© 2003/2009 tudosobrexcel.com. Todos os direitos reservados a Excellencia Soluções em VBA